O marketing multinível é um golpe?

O marketing multinível não é uma farsa, mas está relacionada com os esquemas de pirâmide.

O marketing multinível não é um golpe, o problema é a má reputação que ele traz desde a sua criação e a confusão criada em relação as pirâmides financeiras.

Porque muitas pessoas pensam que o MMN é uma farsa?

O marketing multinível é um negócio que deu e continua a dando muito o que falar.

Infelizmente em seu início o marketing multinível teve um resultado ruim para muitas empresas que realizaram a implantação dele de forma fraudulenta, criando assim as pirâmides financeiras.

Por esta razão, ainda existem muitos céticos sobre este tipo de negócio, e as diferenças entre marketing multinível ou marketing de rede, pirâmides financeiras e esquemas Ponzi são idênticas.

Eventualmente, é estabelecido um regulamento pelas empresas que estão desenvolvendo marketing multinível de forma séria e responsável, onde o maior lucro vem da venda dos produtos e não da indicação de novos filiados.

Ainda há algum caminho a percorrer, especialmente no mercado brasileiro, mas aos poucos as pessoas estão entendendo como o marketing multinível funciona e que é uma grande oportunidade de negócio adaptados à nova economia em que estamos.

Desde que realizado de forma séria e honesta.
marketing de rede multinível

Diferenças entre o esquema de pirâmide e negócios MMN

Devemos entender que no esquema de pirâmide os benefícios são alcançados mais pela entrada de membros na empresa do que pela venda de produtos ou serviços, ou seja, o lucro vem do pagamento de uma taxa que os novos membros pagam.

Isto é absolutamente ilegal dentro de uma empresa de marketing de rede multinível onde a única maneira de lucrar é através do esforço pessoal, ajudando os outros a compreender as noções básicas do negócio para promover o produto ou serviço e, assim, alcançar um volume de vendas superior.

Em um esquema Ponzi o único objetivo, ou o principal objetivo é convencer a entrada de mais pessoas no esquema, tendo como único propósito o lucro com o pagamento da filiação deles.

Estes sistemas também são conhecidos como pirâmide financeira, estes sistemas são baseados apenas no recrutamento de novos membros e muitas vezes não existe um produto para vender ou então o produto é usado como um disfarce para manter o recrutamento.

Eles podem ser distinguidos do marketing de rede multinível pelos seguintes fatores:

  • Eles oferecem dinheiro rápido e fácil.
  • Nenhuma necessidade de trabalhar para gerar lucros.
  • A pagamento é alto pelo recrutamento de novos parceiros.
  • Não há nenhum produto no mercado, ou incentivam o recrutamento em vez da venda dos produtos.
  • Não tem escritórios físicos.

Se não existe nenhum produto ou os lucros são alcançados mais através do recrutamento de novos parceiros, ou seja, o pagamento de uma quantia para se tornar sócio, o risco é muito alto e certamente é ilegal.

Este tipo de negócio em si já é uma fraude e não pode se relacionar com um negócio sério de marketing multinível.

A venda dos produtos é fundamental no marketing multinível

No comércio sério é comercializado exclusivamente produtos de alta qualidade, uma vez que este é baseado na recomendação.

Quando alguém compra um produto que agrada, esta pessoa vai recomendar o produto ou serviço.

Portanto, a espinha dorsal de qualquer negócio de marketing de rede é um produto ou serviço de qualidade, caso contrário, a rede seria quebrada em um curto período de tempo.

Uma das questões e a principal razão por que existem pessoas que entram no marketing de rede multinível e depois de algumas semanas falam mal do negócio, é a desinformação, geralmente por parte dos patrocinadores que não dão o devido apoio e nem treinamento, deixando a equipe a deriva.

Como patrocinadores, o trabalho não pode terminar depois que apresentaram o projeto e terem conseguido um novo parceiro, mas envolve treinar e orientar a pessoa para desenvolver o negócio com sucesso.

Deve ensinar aos novos parceiros os fundamentos do negócio e resolver quaisquer dúvidas que possam ter, especialmente no início.

Esta é uma prioridade para desenvolver adequadamente um negócio honesto de marketing multinível.

Se as dúvidas não forem tratadas com os patrocinados, as chances do consultor deixar o negócio em um curto espaço de tempo é muito alto e ele vai se sentir frustrado e decepcionado, então falará mal do modelo de negócio.

Esta última análise, é antiética e não profissional, e pode ter consequências negativas para todo o marketing multinível.
Pois se os patrocinadores não auxiliam, a rede de MMN não se mantém e acaba falindo.

Ao jogar com a motivação das pessoas e oferecer falsas promessas de sucesso imediato, o efeito alcançado é o oposto, a desmotivação e cria uma má reputação na indústria, afetando todos os membros que trabalham honestamente e com ética.

Portanto, o trabalho como recrutador/patrocinador é apoiar e treinar a equipe, para que a equipe cresça de forma sólida e estável.
E acima de tudo, sendo honesto para que as pessoas não se sintam enganadas.

Infelizmente, por causa da ganância de alguns recrutadores/patrocinadores, a imagem do marketing multinível tornou-se suja, e agora é nosso dever limpar com um trabalho honesto e sincero.

Não deixe esta oportunidade escapar das suas mãos por causa da má conduta de alguns.

Espero que as informações neste artigo tenham sido úteisr.

O marketing multinível é um golpe?
Avalie este post
Publicado em

Deixe uma resposta para este post