Marketing multinível para empreendedores

No marketing multinível ou marketing de rede, as pessoas vendem produtos para o público, muitas vezes através da boca a boca e vendas diretas.

Normalmente, os distribuidores ganham comissões, não só pelas suas próprias vendas, mas também para as vendas feitas pelas pessoas que recrutam.

Nem todos os planos de marketing multinível são legítimos.

Se o dinheiro que você ganha é baseado em suas vendas, pode ser um plano legítimo de marketing multinível.
Mas se o seu lucro é baseado no número de pessoas que você recruta e suas vendas de kits iniciais para elas, provavelmente não é legal.

Pode ser um esquema de pirâmide.
Os esquemas de pirâmide são ilegais e a grande maioria dos participantes acaba perdendo dinheiro.

Você está pensando em entrar no marketing multinível?

Considere os produtos da empresa

Muitas empresas que comercializam seus produtos através de consultores vendem itens de qualidade a preços competitivos.
Mas alguns oferecem bens que são muito caros, têm méritos questionáveis ​​ou são inseguros de usar.

  • Descubra o que você venderá.
  • São produtos similares no mercado?
  • O preço do produto é competitivo?
  • Seu patrocinador, o distribuidor que está recrutando você apoia a análise dos produtos ou é um fanático?
  • É seguro?

Quase qualquer produto ou serviço pode ser vendido através do marketing multinível, incluindo produtos de saúde, beleza e fitness que não estão disponíveis nas prateleiras da loja.

Sempre aplique uma dose saudável de ceticismo antes de comprar ou vender produtos anunciados como ingredientes “milagrosos” ou resultados garantidos.

Muitas dessas “curas rápidas” não são comprovadas, e os produtos comercializadas fraudulentamente e são inúteis.
Na verdade, eles podem até serem perigosos.
Você pode querer a opinião de um profissional de saúde antes de usá-los ou vendê-los.

Se você decidir entrar no programa, você deve ter certeza de que seus materiais de marketing são verdadeiros e que existam evidências sólidas sobre a eficacia dos produtos.

Antes de repetir as indicações feitas pela empresa, verifique se há pesquisas competentes e confiáveis para apoiá-las.

Saiba mais sobre a empresa de marketing multinível

Encontre e estude o histórico da empresa.
Faça uma pesquisa na Internet com o nome da empresa e palavras como golpe, fraude ou reclamação.

Você também pode querer procurar artigos sobre a empresa em jornais, revistas ou na internet em sites como o Reclame Aqui.

Sempre pesquise:

  • Quanto tempo a empresa está no negócio?
  • Tem uma reputação positiva para a satisfação do cliente?
  • A empresa foi processada por práticas empresariais enganosas?
  • As opiniões são boas sobre a empresa e seu produto em blogs e sites?

Verifique sempre as queixas sobre qualquer empresa em que você está considerando investir, embora a falta de reclamações não garanta que uma empresa seja legítima.

vendas diretas e marketing multinível
Por Gilberto Haider, uploaded by AuréolaObra do próprio, CC BY 3.0, Link

Avalie o plano de marketing multinível

Não pague ou assine um contrato em um “evento”.
Tenha um tempo para pesquisar as informações passadas e pensar sobre sua decisão.
Seu investimento exige dinheiro real, então não entre no negócio antes de fazer alguma pesquisa primeiro.

Peça ao seu patrocinador os termos e condições do plano, incluindo:

  • A estrutura de compensação;
  • Suas despesas potenciais;
  • Canal para reclamações;
  • Termos de adesão e contrato;
  • O nome e informações de contato de alguém da empresa que pode responder as suas perguntas?

Obtenha estas informações por escrito ou por algum meio que garanta que é uma comunicação formal da empresa.

Evite qualquer plano em que a recompensa pelo recrutamento de novos consultores seja maior do que o lucro da venda de produtos ao público.
Essa é uma sugestão para evitar os esquemas de pirâmides financeiras.

Tenha em mente que, quando você recruta novos consultores, você é responsável pelo sucesso da sua equipe e deve incentivar a tirar todas as dúvidas deles.

Seja sincero e realista.

Se suas promessas não se realizarem, você pode ser responsabilizado legalmente, mesmo se você estiver simplesmente repetindo aquilo que está escrito no material de marketing da empresa ou ouviu falar de outro distribuidor.

Se você não entender algo, peça mais informações até que esteja absolutamente claro para você.

Seu patrocinador e outros distribuidores devem estar sempre dispostos a responder suas perguntas, afinal, porque alguém te colocaria em um negócio e desapareceria?

Lembre-se de que seu patrocinador (e outros acima do nível do seu patrocinador) ganharão dinheiro se você participar do programa de marketing multinível.

Então, resista à pressão para se juntar imediatamente, pesquise antes.
Esteja ciente de que podem existir referências falsas para fingir que os investidores se tornaram bem-sucedidos ganhando dinheiro através do plano de marketing multinível.

Saiba mais sobre reembolsos.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Fonte: CDC, Lei Nº 8.078

Obtenha a política de reembolso da empresa por escrito.
Certifique-se de ela que inclui informações sobre o retorno de produtos não utilizados, incluindo as restrições e penalidades.

Pode parecer que você está minimizando o seu risco se você puder devolver os produtos para obter um reembolso, mas as políticas variam, se você receberá um reembolso total e de acordo com o tempo que demorar.

Muitos planos de marketing multinível exigem que você compre materiais de treinamento, materiais de marketing, ou pague por seminários se desejar obter descontos de produtos ou então criar sua própria rede de consultores.

Descubra quanto tempo e dinheiro os outros distribuidores gastaram quando se juntaram ao plano e se o eles exigem que você participe de treinamentos periódicos.
O que acontece se você optar por sair do treinamento?

Peça a um amigo ou conselheiro que leia os materiais.

Você pode querer consultar um contador, um advogado ou outra pessoa em quem confie, que não esteja afiliado ao plano de marketing de rede para revisar os termos da compensação.

Pense se esse tipo de trabalho se adapta aos seus talentos e objetivos.

Pergunte a si mesmo se você gostaria de vender produtos ao público.
Descubra quantas horas por semana o patrocinador e outros distribuidores precisaram trabalhar no negócio quando se juntaram e quanto tempo eles trabalham agora.

Lembre-se de que, não importa o quão bom o produto e quão sólido é o plano, você precisará investir dinheiro e suor para poder recuperar o seu investimento e para ter lucro no negócio.

Considere as outras demandas do negócio, por exemplo, indo para treinamento, recrutamento de novos consultores, gerenciamento de papelada e estoque de produtos.

Marketing multinível para empreendedores
By André Costa and Dave Tappy – Based on File:Noun project 1822.svg by Dave Tappy, CC0, Link

Tire todas as suas dúvidas.

Faça todas as perguntas ao seu patrocinador e procure detalhes.

Não se considere um intrometido:
Afinal, você está em uma missão para verificar o potencial de um negócio que exigirá seu dinheiro e seu tempo.

As respostas podem ajudá-lo a detectar informações falsas sobre a quantidade de dinheiro que você precisa investir e se este negócio é um esquema de pirâmide ou não.

Aqui estão algumas perguntas a fazer antes de tomar qualquer decisão:

  • Quanto tempo você gastou no ano passado no negócio?
  • Quantos produtos você vendeu para os consultores?
  • Qual a quantidade de suas vendas mensais do produto?
  • Há quanto tempo você está no negócio de marketing multinível?
  • Qual porcentagem de suas vendas foi feita para distribuidores?
  • Quais foram suas despesas no ano passado, incluindo o dinheiro que você gastou em treinamento e compra de produtos?
  • Quanto dinheiro você ganhou no ano passado, ou seja, sua renda e bônus, menos suas despesas?
  • Quantas pessoas você recrutou?
  • Qual porcentagem do dinheiro que você ganhou veio de recrutar outros consultores?

É importante ter uma imagem completa de como o plano funciona:

Não apenas quanto os distribuidores ganham, mas também quanto tempo e dinheiro investem no negócio, quanto tempo demora antes de ganharem dinheiro.

Um sinal de um esquema de pirâmide é que os consultores vendem mais produtos para outros distribuidores do que para o público, ou se eles ganham mais dinheiro com o recrutamento do que vendem.

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