Objeções no marketing multinível

Um dos segredos para ter sucesso no marketing multinível é contornar as objeções.
No instante em que somos apresentados ao conceito do marketing multinível, instintivamente pensamos em diversas objeções, agora que você está no MMN, você também terá de contornar as objeções dos outros.

Isto, porque antes de tomar uma decisão, inconscientemente fazemos uma análise prévia para determinar se o que estão nos oferecendo pode ou não ser útil para a nossa vida.

Dificilmente mudamos de opinião ou decisão com base nas informações, mas sim com base no desejo.
Todos temos desejos e necessidades e para que as pessoas comprem sua proposta é necessário atingir o desejo das pessoas, mostrando como elas podem realizar seus desejos.

o que é marketing multinível
Por J. Finkelstein (translated to pt-BR by Felipe Sanches) – CC BY-SA 3.0, Link

Possíveis desejos das pessoas ao entrarem no marketing multinível:

  • Ter mais dinheiro e tempo livre;
  • Obter renda passiva;
  • Não depender de um patrão;
  • Trabalhar em casa com horários flexíveis;
  • Ser um empresário de sucesso;
  • Aposentar jovem;
  • Deixar uma herança para os filhos.

Assim, teremos alguns motivos possíveis para as objeções:

  • O valor do investimento inicial que varia de acordo com a empresa;
  • Medo de investir em algo que desconhece;
  • Medo de sair da zona de conforto, que é continuar a trabalhar fora do expediente do trabalho normal, sendo seu próprio patrão;
  • Recompensa pequena, se trabalhar pouco;
  • Experiências negativas no passado;
  • Ceticismo e falta de confiança em si mesmo.

Nosso objetivo é descobrir como os clientes potenciais e futuros membros da nossa rede pensam e quais os desejos deles, ao mesmo tempo contornar as objeções deles.

O que geralmente motiva as pessoas são a necessidade e os desejos.

Temos de aprender a identificar o que o cliente precisa ou quer, e mostrar como isto pode ser realizado com sucesso no marketing de rede.

Normalmente, quando fazemos uma compra, o vendedor adquire o produto antes de nós, mesmo que seja apenas na mente dele.

Por exemplo, se encontro um vendedor ou funcionário que não gosta do produto que está vendendo, mesmo que eu goste do produto, sentirei impelido a não comprar.

Isto porque o vendedor não passou confiança suficiente, neste caso eu devo entender muito bem sobre o produto, mas mesmo assim ainda sou influenciado pelo vendedor.

Assim, os consultores do marketing de rede não vendem a satisfação, mas motivam os clientes e novos consultores.
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6 passos para passar confiança

  • Relaxe e mantenha o foco;
  • Use roupas adequadas;
  • Seja confiante e mantenha contato visual;
  • Tenha um sorriso;
  • Olhe nos olhos sem invadir;
  • Converse com clareza e entusiasmo.

O mais essencial para acabar com estas objeções no marketing multinível, é ser positivo em todos os momentos que falar sobre si mesmo, sobre a organização, e como funciona o negócio.

Assim você será capaz de contagiar os outros com uma dose de entusiasmo.

A maioria das objeções comuns no MMN

  • Não tenho tempo;
  • Não tenho dinheiro;
  • Eu não interessante;
  • Não acredito que possa dar certo;
  • É uma pirâmide;
  • É uma fraude;
  • Devo pensar mais sobre isto;
  • Vou começar no próximo mês;
  • Quando você começar a lucrar, eu entro;
  • Já tem pessoas suficientes no MMN;
  • Eu fiz uma pesquisa e descobri coisas terríveis;
  • Não conheço ninguém que se deu bem no marketing multinível;
  • É um negócio para as pessoas com bastante tempo livre;
  • Os produtos são caros;
  • Eu não sei vender;
  • É um negócio difícil.

Para ser bem sucedido no marketing multinível, você terá de contornar estas objeções e convencer as pessoas de forma inteligente.

É muito importante pensar de forma lógica e racional para contornar as objeções emocionais, normalmente as pessoas não tomam decisões sem a interferência de emoções, portanto é necessário contornar estas objeções.

Você pode ter a sua apresentação sobre o MMN prejudicada por causa da ignorância ou por pessoas que tiveram experiências ruins no passado com vendas diretas ou marketing multinível.

Como um consultor, você deve contornar as objeções e os argumentos, solicitando que a pessoa pense mais sobre isto e que tome uma decisão com base em fatos, desta forma você elimina as emoções.

4 passos para superar as objeções do marketing multinível

Estabelecer uma relação:
Entenda as necessidades e as objeções, assim, você entenderá as verdadeiras razões das pessoas dizerem não.

Manter uma relação pessoal com seus clientes potenciais é fundamental para promover uma relação de confiança.

Pré-qualificação.
Você terá de ser capaz de perceber as perspectivas das pessoas, desta forma saberá quem está a fim de ter um negócio próprio e de realmente trabalhar nele.

Você também terá de determinar se o modo como você utiliza seu tempo é vantajoso, e se as outras pessoas estão interessadas no seu negócio.

Assim você cumprirá dois objetivos, saber se a pessoa está interessada no seu negócio e se ela é quem você realmente quer na sua rede.

Descubra as suas necessidades.
Descubra qual é a sua necessidade real, seja ela tempo, dinheiro ou saúde, e a partir deste instante seu objetivo será realizar os seus desejos.

Superar a objeção.
A maioria das objeções apresentadas no inicio de uma conversa não são reais, mas meios de defesa, a partir do momento que você cria um vinculo de confiança, você também descobrirá o motivo real da objeção.

Se a pessoa tem uma necessidade ou um sonho, você pode mostrar como ela conseguirá isto no seu negócio.

Não tenho dinheiro!

Embora o marketing multinível não exija um investimento inicial muito alto, ele exige dedicação e força de vontade.

Mas se a situação for tal que a pessoa não tem nenhum dinheiro para investir, então é necessário fazer algo a respeito.

Isto não é pra mim!

Nem sempre o marketing multinível é vender, algumas pessoas tem o dom da liderança, assim elas podem criar uma rede de pessoas qualificadas para a venda e elas ficam dando suporte aos afiliados.

Isto é uma pirâmide!

Esta é a objeção mais popular, a principal razão é a falta de informação, pois muitos não entendem como funciona um esquema de pirâmide.

Ainda mais pelo marketing multinível ser muito parecido com os esquemas de pirâmides financeiras, diferenciando apenas no produto, onde no segundo não existe um produto a ser vendido e quando existe ele é apenas uma desculpa para recrutar novos integrantes ao sistema.

Não tenho tempo!

Esta também é um objeção popular, muitos se iniciam no marketing multinível exatamente para ganhar mais tempo, mas no inicio devem trabalhar mais, até mesmo no tempo livre.

Resumindo as preocupações pessoais mais comuns são:

  • Preocupações sobre a venda dos produtos;
  • Preocupações sobre não ter tempo suficiente;
  • Preocupações sobre a legitimidade da empresa, se é uma empresa séria;
  • Sobre o valor a ser investido;
  • Preocupação sobre a qualidade dos produtos;
  • Sobre o retorno financeiro;

Como um consultor, devemos aprender a não evitarmos as objeções, mas sim a conhecê-las e refutá-las, transformando as objeções em vantagens.

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